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BASES METODOLÓGICAS

Todos os programas desenvolvidos propiciam aprender com experiências da própria realidade do participante, criando contexto de trocas, diálogos, autonomia e intervenção do participante no processo de seu aprendizado como verdadeiro autor. São utilizados estímulos e recursos de aprendizagem com a integração dos processos cognitivos, comportamentais  e emocionais.

 

O embasamento teórico  (conhecimentos ancorados em produção científica das ciências sociais da Psicologia Social, estudos Organizacionais, Educação, Ontologia da linguagem, etc.) serve de suporte para a construção e consolidação de novos conceitos a partir do saber do próprio indivíduo ou grupo, oportunizando o exercício de habilidades com o estabelecimento de correlações entre o vivenciado e a realidade prática, exercícios de grupos, cases, troca de experiências e exposição de conteúdo, a partir de  metodologias ativas de aprendizagem que estimulam a resolução de problemas práticos, contribuindo para o desenvolvimento de competências e do pensamento crítico.

 

Conectar o prático, vivencial e conceitual, com aproveitamento de experiências prévias dos participantes e transferência das aprendizagens e tecnologias para o dia-a-dia dos profissionais, completando dessa forma um ciclo vivencial de aprendizagem capaz de ser gerador de profundas transformações individuais e coletivas, acolhendo o humano na sua melhor essência, através de espaços relacionais positivos.

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Educação de Laboratório
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Aprender a aprender através da relação com o outro, de ações cooperativas, da troca de feedbacks, de uma participação eficiente em grupo, realizando trocas autênticas para a construção da confiança e mudanças de comportamento.

 

 
Bases Ontológicas

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  • Premissa 1: a maneira de atuar do ser humano responde de acordo com a maneira como observa a si mesmo e ao mundo ao seu redor. Seu atuar depende do tipo particular de observador que ele é e das inquietudes que este olhar provoca.

  • Premissa 2: o ser humano é uma forma de existência em permanente estado de escolha, onde o mundo é o espaço de possibilidades.

  • Premissa 3: somos seres emocionais e as emoções determinam nosso agir. Estas emoções se realizam em nosso corpo e estimulam uma linguagem específica. A emoção cria contexto para a linguagem.

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Você é resultado de suas escolhas! Você é fruto de sua consciência ou Inconsciência.

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O Coaching Ontológico restaura o poder da linguagem e da conversa nos meios sociais como elementos pelos quais mudamos contextos. Os elementos conversacionais passam a ser geradores de ações e daí vem o aspecto transformacional. 

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Você faz que as coisas aconteçam a partir daquilo que fala! Portanto, a linguagem possui um caráter ativo e gerador de ações.

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A Teoria U

 

A Teoria U é uma metodologia com potencial INOVADOR, reconhecido nos muitos países em que está sendo disseminada e aplicada através do Presencing Institute do MIT. Entre as propostas trazidas pela Teoria U, destacam-se:

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  • ampliação de possibilidades de atuação eficazes a partir de um cenário extremamente disruptivo e incerto;

  • atuação a partir das múltiplas inteligências humanas, representadas pelas faculdades de pensar, sentir e querer;

  • abertura de espaços para a emergência do novo e para o impulso à ação;

  • aprofundamento da escuta e da atenção como meios para se chegar aos melhores resultados possíveis e, também, para gerar a ampliação de consciência e interação genuínas.

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Percorrer o U da transformação para o futuro emergente implica viver as seguintes etapas:

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Co-iniciar - Revelando e definindo intenções, criando um espaço de segurança para construção de um futuro comum.

Co-Sentir - Vendo a realidade a partir das fronteiras do sistema, estabelecendo novas conexões.

Presencing – Conectando ao maior potencial futuro (estabelecendo conexão consigo mesmo).

Co-Criar – Realizando o novo: prototipar e aprender fazendo.

Co-Evoluir – Incorporar e evoluir o novo a um sistema mais amplo.

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FERRAMENTAS

​Assessment Executivo
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Consiste em um tipo de Avaliação que se destaca pelo seu levantamento de estratégias e competências definidas pela Empresa e o perfil executivo existente.

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Em uma primeira etapa, torna-se claro, através de um trabalho conjunto, a definição de papéis e função do Líder. O Projeto de Assessment inicia através da análise das competências estratégicas (essenciais) e funcionais (especificas) da Organização.

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Metodologia: Avaliação criteriosa do perfil profissional, com entrevistas, atividades situacionais e ferramentas de medição de resultados, permitindo que a Empresa identifique talentos, desenvolva competências e performance com foco nas competências essenciais e específicas elencadas pela Organização.

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World Café

 

O World Café é um método de fácil utilização para a criação de uma rede viva de diálogo colaborativo sobre perguntas relevantes a serviço de assuntos reais do dia-a- dia do trabalho. A maioria das conversas de Cafés é baseada nos princípios e formato desenvolvidos pelo The World Café (www.theworldcafe.com), um movimento global em crescimento para
apoiar os diálogos relevantes em ambientes corporativos, governamentais e comunitários por todo o mundo.

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Tudo isso é feito de uma forma organizada, com um mediador que irá orientar as ações do grupo, e trazer para a empresa um rico material obtido a partir da vivência e experiência dos próprios colaboradores.

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World Café é utilizado em todo o mundo, em empresas de diversos portes, com resultados excelentes.

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Etapas do Café: 1ª) Abertura do Café e Apresentação das Regras; 2ª) Rodadas de Diálogos; 3ª) Sínteses dos Grupos de Trabalho; e 4ª) Fechamento do Registro Gráfico. Carga horária de 4 horas.

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Ferramentas Grou

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A parceria Grou oportunizou a utilização de inúmeras ferramentas para o pacote do Assessment Executivo e das ações de Desenvolvimento. 

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Para conhecer as ferramentas disponíveis acesse: www.grougp.com.br

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